Shiatsu
- Uma terapia baseada na Medicina Tradicional Chinesa que atua no reequilíbrio físico e energético. Indicado para prevenir e tratar doenças. Feito de forma relaxante, com pressões que são aplicadas em determinados pontos do corpo, e indicado para vários tipos de tratamentos.
História do Shiatsu
A massagem chinesa chamada de Tui-Ná chegou ao Japão junto com a Medicina Chinesa, no século VI por um monge Budista.
Ao longo do tempo está massagem foi se adaptando, e por conseqüência se modificando, dando origem ao Shiatsu.
Tokujiro Namikoshi, foi uma peça muito importante para a história do Shiatsu, pois enriqueceu está técnica, com uma versão ocidental de Anatomia e Fisiologia.
Da escola de Namikoshi, surgiu outra grande personagem da história do Shiatsu, Sugito Masunaga que incorporou ao Shiatsu psicologia ocidental, exercícios especiais chamados de Makaho, que estimulam o fluxo do KI, além de desenvolver princípios que tornam a técnica mais eficaz.
Shiatsu é um método terapêutico japonês criado no fim da era Meiji (1868), a partir dos recursos de pressão dos meridianos com os dedos, que por sua vez, assim como o Do-in, também japonês, tem origem na teoria dos meridianos do corpo da Medicina Chinesa. A palavra japonesa Shiatsu significa pressão ("Atsu") com os dedos ("Shi").
O Shiatsu tem aplicações várias, como em problemas de rim, problemas com evacuação e até mesmo uma simples queimação de estômago, problemas psicossomáticos como depressão, baixa auto-estima, e um infinidade de outras coisas.
O Shiatsu não é recomendado para infecções, doenças contagiosas, fraturas, varizes ou como terapêutica única do câncer, podendo, contudo, atuar como coadjuvante no tratamento deste. Deve ser usado criteriosamente nos primeiros três meses da gestação, uma vez que há pontos de pressão (tsubôs) contra-indicados para a gestante.
O fluxo da energia vital (ou Chi, chinês, e Ki, japonês) se faz por meio de canais no corpo humano, conhecidos como "meridianos". Em alguns pontos esta energia pode ser interrompida por algum distúrbio, tendo seu fluxo prejudicado, gerando situações de excesso de energia ki ("Jitsu") antes do tsubô e deficiência de energia ("Kyo") depois do ponto. No Shiatsu os tsubô são pressionados para normalizar o fluxo da energia ki. Um meridiano que esteja com excesso de energia ki, ou seja, esteja Jitsu, se apresenta normalmente dolorido e tenso; já o meridiano com falta de energia ki, ou seja, que esteja Kyo, se apresenta indolor e é notada uma dor agradável ao tocá-lo, uma vez que assim se estimula o fluxo energético. Desta forma, o Shiatsu atua equilibrando os meridianos Jitsu e Kyo, normalizando o fluxo da energia ki.
Ao equilibrar e normalizar o fluxo de ki, propicia-se ao organismo as condições de bom funcionamento. As doenças seriam causadas pelo desequilíbrio no fluxo de ki. Assim, busca-se a cura das doenças pela interrupção do estado de desequilíbrio do ki.
A partir do conhecimento tradicional chinês/anglicano sabe-se que o fluxo de energia no organismo segue percursos definidos por canais, de forma semelhante ao sangue pelas veias e artérias.
O canal de energia percorre todo o corpo, da cabeça aos pés, indo e voltando. Este canal da mancha possui segmentos, os chamados meridianos. Há doze meridianos pares, ou seja, existentes simetricamente dos dois lados do corpo. Há também dois meridianos ímpares, ou seja, únicos, que percorrem o eixo do corpo (este dois meridianos são conhecidos como "artérias").
Cada meridiano está relacionado a certas características orgânicas, psicológicas ou emocionais. Apesar de identificado pelo nome do órgão ou função a que se relaciona mais, não afeta exclusivamente apenas um órgão.
SHIATSU EXPRESSO OU QUICK MASSAGE
A Quick Massage (massagem rápida) conhecida também, como massagem expressa, shiatsu express, etc. Surgiu no início da década de 80, inicialmente foi utilizado por funcionários da Bolsa de Valores Americana, que adquiriram a massagem como recurso para alivio rápido do cansaço,fadiga e stress a que são submetidas. E assim, proporcionando alivio imediato das tensões originadas por intensas atividades.
A Quick Massage tem em média duração de 15 a 20 minutos, é amplamente difundido, devido a sua praticidade, rápida, econômica e principalmente saudável.
As técnicas normalmente utilizadas são Shiatsu, Anmá e Alongamentos. Promovendo o equilíbrio energético do corpo e relaxamento muscular das regiões dos membros superiores, cervicais, torácicas e lombares, proporcionando uma sensação de bem estar muito agradável.
Pela praticidade, a Quick Massage é indicada para todos os ambientes desde clínicas, escritórios, hotéis, aeroportos, academias, clubes, espaços terapêuticos , estética,condomínios e até em domicílio (home care) ou ainda praças públicas e locais de grande circulação de pessoas.
Também muito utilizada atualmente por empresas, com a finalidade de beneficiar seus funcionários, visando um melhor rendimento profissional e qualidade nos serviços.
Não existe espaço que não comporte a Quick Massage, pois além de todas as características citadas, o cliente não precisa tirar a roupa, basta sentar-se na cadeira e receber a massagem.
SHIATSU FACIAL
O Shiatsu Facial é uma massagem japonesa com a ponta dos dedos, utilizando técnicas como, apertar, apalpar, esfregar, pressionando e puxando, em pontos específicos da face
Vai trabalhar a liberação de áreas com energia bloqueada, suavizando marcas e rugas de expressão.
Ao mesmo tempo que nutri os músculos, estimula o sistema circulatório, tonificando-os e proporcionando vitalidade.
Indolor, é uma terapia muito relaxante, uma vez que libera áreas tensionadas por emoções acumuladas, descongestionando e aliviando o cansaço, trazendo assim uma expressão mais tranquila e jovial.
O tratamento deve ter uma manutenção constante, mas em média, em 10 semanas a expressão facial terá obtido uma nova vitalidade, sendo que já nas primeiras sessões os resultados já se mostram satisfatórios.