Reiki


O Reiki acalma as tensões, alivia a dor, limpa o organismo, cura doenças agudas e crônicas. Equilibra as emoções.

------------------------------------------------------------------------------

História 


No início da história da humanidade, o homem mantinha seus canais de circulação de energia intactos, mantendo seus instintos básicos de sobrevivência de forma genuína, o que gerava um estado de felicidade e harmonia plena. Com o desenvolvimento, fomos nos desligando de nossas origens e ficamos individualistas. Com isso, enfraquecemos os canais de ligação com o Cosmo - a energia cósmica-, e passamos a receber uma quantidade bem reduzida de energia. Hoje, no ápice deste processo, recebemos apenas a quantidade de energia cósmica que garante nossa sobrevivência - nada mais. Por isso, precisamos de técnicas que nos devolvam a ligação com o Cosmo e nos dêem energia para viverem equilíbrio.


Nos seres humanos, a energia circula de forma livre pelos caminhos sutis: Chacras, Meridianos e Nadis. Também percorre nosso campo energético, nossa Aura. Essa energia alimenta órgãos e células, regulando as funções vitais. Se há bloqueios na livre circulação energética, o resultado é um desequilíbrio, que pode ser sentido seja no físico, na mente ou nas emoções. O Reiki é uma técnica que capta a energia vinda do Cosmo e a transmite ao reikiano para que haja um reequilíbrio energético, que leva ao pleno estado de saúde, harmonia e paz interior. O sistema Reiki serve, em primeiro lugar, para a reikiano ajudar a si própria a se reequilibrar, desenvolver a intuição e a capacidade de adptação e aceitação; e, em segundo lugar, para que a reikiano possa ajudar o outro. A palavra "Reiki" é de origem japonesa e resulta da união dos fonemas REI e KI. REI se refere à força cósmica, à energia universal. KI é a energia da força vital: sem o KI não há vida. Quando essas duas energias se encontram, a energia cósmica com a nossa individual, forma-se REIKI. Vale ressaltar que o Reiki nunca foi, não é, e nem dever ser uma religião ou seita. É de importância vital não confundir o sistema Reiki com outras práticas.



É importante frisar que um reikiano não pode ser formado pelas práticas pedagógicas tradicionais. Ao acabar de ler estas páginas, livros sobre o assunto ou outros materiais, você não está apto a canalizar a energia cósmica. É necessário que o aspirante passe pelo processo de iniciação, o qual só pode ser feito por um Mestre habilitado. Na iniciação, "religa-se" o indivíduo à energia vital do Universo. O reikiano passa a ser um canal de energia cósmica e aprende a aplicá-la e direcioná-la, diluindo bloqueios energéticos e produzindo a cura. A iniciação ativa os Centros Energéticos Superiores (CHACRAS), aumentando e transformando nossas vibrações e freqüência. Através desta técnica, os sete principais CHACRAS, distribuídos harmonicamente entre a base da coluna e o ponto mais alto da cabeça, são equilibrados. É um processo de sintonização ou ajustamento com a energia Reiki. Todos os canais de força são ativados e, a partir daí. Estarão abertos para toda a vida.
_____A energia Reiki cura ao passar pelo bloqueio do campo energético, o que eleva o nível vibracional do corpo e dissolve as barreiras. O Reiki acalma as tensões, alivia a dor, limpa o organismo, cura doenças agudas e crônicas. Equilibra as emoções. Quando a energia Reiki chega na altura do coração, por exemplo, remove energias estagnadas, desbloqueando histórias de sofrimento e mágoas, abrindo os canais da emoção. Uma aplicação de Reiki costuma durar em torno de uma hora, mas sua energia ainda permanece circulando por mais de 96 horas desencadeando reações diversas. Logo no ínicio, enquanto algumas se dizem irritadas, outras costumam sentir muito cansaço e muitas se sentem sensíveis e vulneráveis. O terapeuta reiki entende essas reações como uma crise que faz parte do processo de limpeza energética. Passada a turbulência inicial, a energia se equilibra e as reikianos tendem a se sentir mas calmas, com uma saudável sensação de bem estar espiritual e excelente saúde física e emocional.
AS VANTAGENS DO REIKI

Simplicidade - sua técnica é simples e seu aprendizado requer pouco tempo de dedicação.
Durabilidade – basta à iniciação para o reikiano se tornar um canal de energia pelo resto de sua vida.
Universalidade – pode ser aplicado no local ou à distância.
Energização – a prática não desgasta energicamente o reikiano, pois ele é apenas um canal – não usa sua própria energia e sim a cósmica. Por isso, quanto mais se pratica o reiki, mais energizada a pessoa fica.
Diversidade – pode ser aplicado em qualquer local, ser vivo-animal, vegetal ou mineral.
Não tem sectarismo religioso.
Não troca energia com a outra pessoa.


Hoje, a cada dia, mais reikianos são iniciados no Brasil e no resto do mundo. É importante dizer que o Reiki já conta com o reconhecimento da OMS – Organização Mundial de Saúde – como prática terapêutica. Nos EUA e na Europa, já é, inclusive, usado como ferramenta auxiliar da medicina nos tratamentos pré e pós-cirúrgico.
Não há contra-indicações no uso do Reiki. Ele atua sem depender do estado emocional da pessoa que está aplicando pois relaxa, energiza, purifica, transforma, protege e pode ser usado em qualquer lugar e a qualquer hora, inclusive, junto a outras técnicas.
O Reiki pode ser usado, por exemplo, em combinação com os cristais. O Reiki pode ser praticado em qualquer caso de doença física, emocional ou mental, desde uma simples dor de cabeça, stress, até cancer. Vale dizer que, em casos de doenças muito sérias, a prática do Reiki não elimina a necessidade de tratamento médico convencional.


Níveis:              
Nível 1 ou Físico - O Despertar

Nível 2 ou Mental - A transformação

Nível 3 ou Consciência - A Realização


Nível 4 Professor


Nível 5 Master
  






MIKAO USUI




O fundador do Reiki como sistema de harmonização natural é Dr. Mikao Usui, sacerdote cristão , que no final do século XIX era reitor na Universidade de Doshisha, em Kyoto - Japão.

Um de seus alunos perguntou se o Dr. Mikao Usui aceitava o conteúdo da Bíblia. Após a resposta afirmativa, o aluno continuou seu questionamento perguntando como é que processava-se a cura, propiciada por vários Mestres da antigüidade. Não sabendo responder ao seu aluno, a resposta a esta questão fundamentou a procura de Mikao Usui, transformando completamente seu objetivo de vida.

Uma semente foi plantada. No dia seguinte, Dr. Usui demitiu-se de seu cargo de reitor da Universidade e viajou para os Estados Unidos da América onde permaneceu durante vários anos. Aprofundou seus estudos nas Escrituras Sagradas na Universidade de Chicago na tentativa de desvendar o segredo de como Jesus e seus discípulos curavam os doentes.

Não tendo encontrado a resposta, retornou ao Japão e aprofundou-se na filosofia budista em diversos mosteiros. Encontrou apoio de um abade que também estava interessado nesta mesma questão. E assim entrou em contato com os Sutras, escrituras budista.

Estudou as traduções japonesas nas escrituras budista, mas não encontrou a explicação que buscava. Decidiu aprender sânscrito para ter acesso aos textos budista originais e às documentações que não tinham sido traduzidas.

Após 7 anos, finalmente encontrou o que tanto procurava! Anotações de um discípulo de Buda lhe deram a chave, os símbolos e a descrição de como este grande Mestre curava.
Embora tenha redescoberto o conhecimento, não tinha ainda o poder da cura. Havia comentado o fato com seu velho amigo abade e decidiu dirigir-se a uma montanha sagrada para meditar em busca deste poder.
Na montanha sagrada meditou durante vinte e um dias. Para ajudar na sua contagem do tempo, colocou diante de si a mesma quantidade de pedrinhas que eram descartadas uma a uma, dia após dia.
No 21º. dia viu no horizonte luzes que vindo ao seu encontro deram formação aos símbolos que ele havia encontrado nas anotações em sânscrito. Perdeu os sentidos e ao recobrá-los percebeu ter entrado em contato com o poder de cura que tanto procurava.
Primeira constatação foi que apesar de ter jejuado durante 21 dias, não se sentia faminto, nem esgotado. Tinha recobrado miraculosamente as suas energias.
A segunda, quando movido pela alegria de ter encontrado a resposta e querendo transmitir estes conhecimentos para o seu amigo abade, feriu-se no dedão do pé , impondo suas mãos sobre o ferimento, constatou, para sua surpresa, que a hemorragia e a dor cessaram instantaneamente.
Ao pé da montanha Mikao Usui parou num pequeno albergue e pediu uma refeição. O proprietário percebendo pelo aspecto do monge que o mesmo havia passado por um jejum de vários dias na montanha sagrada decidiu preparar-lhe uma refeição leve. Esta lhe foi servida por uma menina que pelo seu aspecto percebia-se estar com muita dor de dente. Com o toque das mãos de Mikao Usui, a dor que afligia a menina desapareceu.
Ao regressar ao mosteiro, Usui soube que seu amigo estava acamado com ataque de artrite. Impondo- lhe as mãos nos pontos doloridos, aliviou-o da dor com as suas mãos de cura.
O abade curado exclamou contente: "Isto é Reiki! Energia Universal da Vida."
Durante os sete anos seguintes, Dr. Usui trabalhou curando doentes em um gueto de mendigos no Japão. Algumas pessoas que haviam sido beneficiadas pelo toque de suas mãos assumiram novos papéis em suas vidas. Mas, algumas retornaram a vida antiga, pois não queriam assumir as suas responsabilidades.
Mikao Usui diante deste fato sentiu a necessidade de criar as Máximas de Vida no Sistema Reiki, que são:
Justamente por hoje, não se preocupe.
Seja confiante.
Justamente por hoje, não se zangue.
Perdoe conscientemente.
Honre os teus pais, mestres e anciões.
Ganhe a vida honestamente.
Mostre gratidão a todos os seres vivos.

Abandonou o gueto de mendigos e decidiu ensinar somente àqueles que realmente tinham o desejo de mudar as suas vidas. Ensinou às pessoas como curar a si mesmas e lhes entregou os princípios de Reiki para também curarem a sua forma de vida.