Chi-Kung ou Qi Gong


Na China, o método se chama qi gong (que significa prática de energia). 
No Ocidente, foi batizado de chi-kung (respiração benéfica da terra). 

Existem literalmente, milhares de técnicas de respiração ensinadas pelas diversas tradições espirituais de todo o mundo. Existem muitos livros que ensinam a respirar e o que fazer com a sua respiração. A respiração é usada para diminuir o stress, para a cura de problemas psicológicos e para renascer.



Um pouco de história: O chi-kung foi criado há três mil anos, na China, por Hwa-T'o, um cirurgião que vivia na corte do imperador Huang-T'i. Para o médico, o ser humano não relaxa tanto quanto os animais porque não respira plenamente. Partindo desse princípio, ele inventou os primeiros exercícios do chi-kun, que imitam os movimentos dos animais. 

O movimento dos bichos é base do Qi Gong (chi-kun), terapia taoista que propõe exercícios personalizados para curar corpo e mente.

O vôo da águia, o deslizar da serpente, os movimentos da cegonha e a postura do tigre, entre outros animais, inspiram uma técnica que promete curar e prevenir doenças por meio de exercícios e respiração. 

O chi-kung é um ramo milenar da medicina chinesa, que reúne mais de 260 combinações de posições para diferentes tratamentos. Lembra o tai chi chuan, com a diferença de incluir também meditação. 

São movimentos suaves que, feitos com constância, relaxam os músculos e melhoram a circulação do sangue. Os seus seguidores acreditam que a prática estimula as funções de cada órgão, prolongando a expectativa de vida e equilibrando corpo e mente. 

Para quem pratica o chi-kung passa a ter consciência de suas possibilidades para enfrentar sem tensão as turbulências e adversidades do dia-a-dia, segundo os princípios do método, a pessoa passa a vibrar na mesma frequência do universo. 

Para entender o que isto significa é preciso seguir a lógica da medicina chinesa, segundo a qual a doença seria uma consequência da qualidade e das alterações no fluxo da energia que percorre o organismo. Essa energia, polarizada pelas forças yin (introspecção, recolhimento, passividade) e yang (iniciativa, expansão), é a mesma que rege o universo. Para o chi-kung, o homem é um produto do meio, influenciado pelas condições climáticas, emocionais e sociais - os factores que podem detonar as doenças. 

A terapia considera o ritmo próprio de cada um. Para que os efeitos dos exercícios sejam potencializados, o instrutor estabelece quais as séries de posições e em quanto tempo devem ser feitas, conforme o paciente. Há pessoas mais yin ou mais yang. Os exercícios são combinados ao tipo de personalidade, ao lado emocional e à doença. 

O chi-kung pede também que o praticante volte a consciência para dentro de si, desenvolvendo estados cada vez mais profundos de concentração e de relaxamento. 


Experimente um exercício simples:


A respiração do oceano:

  • Em pé com os pés abertos na mesma distancia dos ombros. Relaxe a sua respiração, sorria e leve a sua atenção para o centro do corpo, para o nível do umbigo.
  • Balance o corpo suavemente, inspire enquanto balança para frente, colocando o peso do corpo sobre a frente da sola dos pés, e expire enquanto balança para trás, colocando o peso do corpo no calcanhar.
  • Quando inspirar, levante os braços levemente para cima, como se estivesse imitando as ondas. Quando expirar, deixe seus braços caírem suavemente. Suas mãos não tocam no corpo neste exercício, mas você pode imagina-las pulsando e criando uma bola de energia que irradia de seu umbigo.
  • Assim que sentir a sensação de onda crescendo, sinta-a penetrando profundamente em seu corpo, na dimensão interna do corpo, e pulsando novamente de volta para fora do corpo. Sinta esta onda se expandindo para fora, para além de seu corpo, para tão longe quanto consiga ainda sentir a sua pulsação. Pratique o tanto que quiser e se sentir bem. Você vai se sentir muito relaxado e energizado com este exercício.
  • Quando terminar. Cubra seu umbigo com as mãos e preste atenção na vibração sutil e na sensação morna pulsante da energia fluindo em seu corpo.





Exercícios para fazer em casa:



Postura básica:
(relaxa, favorece a circulação e libera o fluxo da energia no corpo. Para o chi-kung, esta é a postura que se deve adotar no dia-a-dia, sempre que se está de pé. É também o ponto de partida para a maioria dos exercícios do método).

Posicione os pés paralelos, afastados, acompanhando a linha dos ombros. Os dedos devem ficar ligeiramente contraídos e o peso do corpo deve ser projetado para o centro dos pés.
Relaxe os joelhos e deixe-os levemente fletidos.
Mantenha as costas retas encaixando o quadril e encolhendo um pouco a barriga. Internamente, localize e contraia o ponto "hui yin", que fica no períneo.
Os ombros devem ficar relaxados, com os braços levemente afastados do corpo. Deixe os dedos das mãos ligeiramente abertos e relaxados.
O queixo deve estar levemente voltado para o pescoço; os olhos, fechados ou semi-cerrados e a língua, encostada logo acima dos dentes. 


Cegonha
(alivia e previne a tensão pré-menstrual. Trabalha o sistema hormonal e o estômago, a bexiga e a vesícula biliar. Deve ser feito três vezes com cada perna, uma vez por dia)
Adote a postura básica.
Abra os braços com os cotovelos e os pulsos ligeiramente flexionados, imitando as asas da cegonha.
Levante o joelho esquerdo, até a coxa formar 90 graus com o corpo. Expire levantando o pé como se estivesse pisando um pedal com o calcanhar. Inspire movimentando o pé como se estivesse pisando um pedal com a ponta dos pés. Repita com a perna direita. 


Bamboleio:
(relaxa a região lombar, ajuda a emagrecer e a garantir o funcionamento do intestino; favorece o ovário, o útero e a bexiga) 

Adote a postura básica.
Flexione os cotovelos, mantendo os braços voltados para frente na altura da cintura. Uma das palmas das mãos fica voltada para cima e a outra para baixo, a mulher, deve ficar com a palma da mão direita voltada para cima, e o homem com a esquerda.
Gire o quadril nove vezes para cada lado, mantendo a coluna ereta, como se estivesse bamboleando. Faça uma vez por dia.


Ventilando o corpo:
(ajuda a emagrecer e oxigena melhor todas as células do corpo) 

Deite-se em um colchão bem duro ou no chão com a barriga para cima, as pernas flexionadas e os braços ao lado do corpo.
Inspire encolhendo a barriga o máximo que puder, como se quisesse encostar o umbigo na coluna.
Expire "insuflando" toda a parte abdominal. Repita nove vezes. Faça uma vez por dia. 


Lavando o rosto:
(activa a circulação do sangue no rosto e favorece o rejuvenescimento das células) 

Esfregue a palma das mãos até ficarem aquecidas. Massageie o rosto com movimentos circulares, de dentro para fora, mantendo o contacto da palma das mãos com cada face.